Recordar para não repetir!

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_17-18_2Periodo_IMG_9997.jpgAs equipas da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul uniram-se para lembrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto que se assinala, anualmente, a 27 janeiro.

Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial. Esta data foi escolhida por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.

Durante três dias, 24, 25 e 25 de janeiro, decorreram atividades em todas as escolas e jardins-de-infância do Agrupamento. Estas centraram-se, essencialmente, no visionamento de filmes sobre a temática do Holocausto. Foram projetados vários filmes do PNC, nomeadamente, O Unicórnio de Porcelana, para as crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, A Vida é Bela, para os 5.º e 6.º anos, O Cônsul de Bordéus, para o 9.º ano, e o documentário Noite e Nevoeiro, para o 12.º ano e alunos do ensino profissional.

A leitura também teve um lugar de destaque, tendo o livro Fumo, de Antón Fortes, sido o escolhido para ser lido por um grupo de alunos.

E porque devemos recordar não só as coisas boas, mas também as atrocidades, para que nunca se repitam, RECORDAR PARA NÃO REPETIR foi a mensagem escolhida para alertar a comunidade educativa para um dos maiores genocídios da história da humanidade.

 

Share