AEOS premiado no concurso internacional "Ciencia en Acción"
- Detalhes
- Visitas: 3728
O AEOS obteve um primeiro prémio e uma menção honrosa no concurso internacional Ciencia en Acción.
Decorreu entre os dias 5 e 7 de outubro, em Viladecans (Barcelona), o concurso internacional de ciência "Ciencia en Acción" dirigido a todos os países de língua castelhana/espanhola e portuguesa. O nosso agrupamento esteve representado por três trabalhos desenvolvidos no âmbito do Clube de Ciências e orientados pelo Prof. Carlos Oliveira, "Bioplástico dá-te vida!", "Halobácterias: Uma Bomba Anti-Sal" e "Mulching um travão na erosão", num total de 11 alunos acompanhados pelos professores Júlia Pereira e Diogo Alves.
Depois de ter sido o grande vencedor da 12.ª Mostra Nacional de Ciência, o projeto "Bioplástico dá-te vida!" voltou a conquistar o júri e obteve o primeiro prémio do Ciencia en Acción. Este projeto será ainda um dos representantes nacionais na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), que decorrerá entre 12 e 17 de maio de 2019 em Pheonix, Arizona, Estados Unidos da América.
"Por reutilizar materiales reciclados para conseguir diversos tipos de plásticos degradables, se concede Primer Premio Ex Aequo al trabajo “¡Bioplástico te da vida!”,de Patricia Maria da Silva, Maria Miguel Lopes y Joao Pedro Gama de la Escola Secundária Júlio DInis de Ovar (Portugal)." (livro de atas do ciencia en acción: http://cienciaenaccion.org/acta-de-la-final-de-ciencia-en-accion-2018/)
O projeto "Halobácterias: Uma Bomba Anti-Sal", que representou Portugal na Intel ISEF de 2018 obteve mais prémio, desta vez uma menção honrosa.
"Por la aplicación de microorganismos para facilitar el crecimiento de plantas en suelos salinos, se concede Mención de Honor al trabajo “Halobácterias: Una Bomba Anti-Sal” de Maria Joao Lopes, Ana Catarina Cairrao y Raquel Costa de la Escola Secondaria Julio Dinis de Ovar (Portugal)." (livro de atas do ciencia en acción: http://cienciaenaccion.org/acta-de-la-final-de-ciencia-en-accion-2018/)
Autores dos projetos a concurso:
- Bioplástico dá-te vida!: João Pedro Gama Silva Gomes, Patrícia Maria da Silva Cruz, Maria Miguel Lopes de Castro;
- Halobácterias: Uma Bomba Anti-Sal: Maria João Lopes, Ana Catarina Cairrão Barata, Raquel Costa Silva;
- Mulching um travão na erosão: Manuel Fortunato, Artur Romão, João Reis, João Carapinha, Vasco Almeida;
Parabéns a todos os participantes neste concurso que mais uma vez representaram o nosso Agrupamento de forma brilhante.
Galeria fotográfica aqui.