Escola Básica de S. Vicente de Pereira Jusã/JI

Era uma vez uma terra de gente sábia e trabalhadora. Nessa terra, quase todos procuravam retirar o seu sustento do cultivo das suas hortas, dos seus pomares, dos seus campos... outros, não muitos, trilhavam caminhos esburacados e estreitos, de bicicleta ou em velhas e pachorrentas carroças, trabalhando longe, em fábricas que cuspiam fumo para o céu azul, tingindo-o de cinzento.

 

A vida naquela terra fazia-se ao ritmo das estações do ano, no amanho das hortas, dos campos, dos pomares na criação do gado, mas algo preocupava as gentes da terra: o futuro dos seus filhos. É que iriam ter que sair da terra, ir para escolas fora, lá trilhando os caminhos que os seus pais todos os dias faziam de bicicleta, ou em obsoletos autocarros. Muitos, devido ao cansaço das viagens, aos gastos, enfim, acabavam por abandonar a escola vindo a trabalhar com os seus pais.

Ora, pais e avós não aceitavam que os seus filhos e netos não pudessem ter um futuro melhor do que o deles. Assim, todos se uniram e tanto escreveram, pediram, protestaram e falaram, que um dia, fruto do seu esforço e da sua união, receberam de presente uma escola: a Nossa Escola.

A Escola Básica de S. Vicente de Pereira Jusã/JI foi inaugurada a 16 de Novembro de 2001 no lugar de Jusã, a uma distância de cerca de 10 km da sede do concelho a que pertence – Ovar.

Share