Circo Matemático ESJD

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_18-19_1P_Circo_Matemtico.jpgNo passado dia 13 de dezembro, o Centro Experimental de Matemática promoveu a primeira de três sessões do Circo Matemático, esta primeira sessão realizou-se na Escola Secundária Júlio Dinis e foi destinada aos alunos dos sétimo e oitavo anos. Ao longo do segundo período realizar-se-ão mais duas sessões, uma na Escola Monsenhor Miguel de Oliveira e, outra na Escola Básica de S. Vicente de Pereira. O Circo Matemático é um projeto desenvolvido por docentes do Departamento de Matemática das Universidades de Lisboa, Minho, Coimbra e Aveiro. O nome escolhido para o projeto –  Circo Matemático - encerra em si o conceito que está por trás, o de espalhar, de forma itinerante, o deslumbramento e o fascínio da matemática.

Esta atividade teve como principal objetivo atrair a curiosidade geral para a Matemática mediante a realização de atividades lúdicas muito atrativas e variadas, numa aplicação de conceitos de uma nova área da matemática – Matemática Recreativa – cuja prática tem estado associada à capacidade de motivar e promover o gosto pela matemática.

Todas as atividades dinamizadas, e sempre com a colaboração e participação dos alunos, tiveram cariz matemático e muitas delas estão associadas a problemas matemáticos que, apesar de motivarem experiências lúdicas, têm a ver com áreas bastante relevantes e complexas da Matemática.

A magia, o esplendor, a surpresa e o deslumbramento associados ao Circo foram os meios a que o Circo Matemático recorreu para exibir alguns efeitos matemáticos. No fim a opinião de alunos e professores que assistiram à sessão é que tinha valido a pena, muito interessante e divertido.

Veja aqui o vídeo desta atividade.

Cristina Rodrigues
Docente de Matemática

Share