Violentometro

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_19-20_1P_Violentometro-740x1222.png

No presente ano letivo encontra-se a decorrer no Agrupamento de Escolas de Ovar Sul um projeto de intervenção desenvolvido por docentes e investigadoras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e implementa por profissionais das escolas do Agrupamento. Trata-se do PREVINT - Programa de Intervenção no Âmbito da Violência nas Relações Interpessoais (Projeto Violentómetro) que visa intervir ao nível da prevenção da violência nas relações interpessoais, numa lógica de construção de uma sociedade promotora dos direitos humanos. O projeto permite aos alunos e alunas estarem alertas, capacitados/as e atentos/as para detetar e agir sobre práticas interpessoais agressivas que possam encontrar ao longo da sua vida no seu quotidiano.

O AEOS entrou na primeira fase do programa - fase de recolha de alguns dados através de preenchimento de questionários - tendo algumas turmas sido selecionadas para tal. Os dados recolhidos são anónimos e confidenciais. Apenas a equipa de investigação terá acesso à informação recolhida que, por sua vez, servirá de base à intervenção a implementar na escola numa segunda fase do projeto. Esta será realizada tendo por base quatro sessões (terceiro ciclo e secundário), prevendo-se que no final os alunos e as alunas tenham adquirido melhores competências para percecionar o fenómeno da violência e o seu impacto no dia a dia, promovendo-se a capacidade de o/a adolescente compreender o acontecimento ou  situação interpessoal agressiva de uma forma mais ativa e realista.

Os/as encarregados/as de educação poderá contactar a equipa de investigação responsável pelo estudo para qualquer esclarecimento ou questão adicional através do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , responsável pelo Serviço de Psicologia e Orientação do AEOS.

https://www.prevint.pt/sobre

https://expresso.pt/sociedade/2019-09-20-Ricardo-Barroso-A-violencia-psicologica-esta-completamente-enraizada-no-quotidiano-dos-adolescentes


Patrícia Oliveira

Psicóloga do AEOS

Share