Eleição do Representante dos Alunos no Conselho Geral

  Ao abrigo do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 1...

18.09.2020 - Horários Turmas 2020.2021 - atualização

  (Atualização)   Para consulta dos horários das Turmas 2020.21: Pré-Escolar 1.º CEB 2.º CEB 3....

Novo Ano Letivo 2021 + Horários

Para ver e ouvir a mensagem sobre o  Novo Ano Letivo 2021: Ver mensagem.

Manuais adotados AEOS 2020/21 e Plataforma MEGA (Manuais Escolares GrAtutitos)

Em anexo publica-se a lista de manuais adotados pelo Agrupamento de Escolas de Ovar Sul para o ano l...

  • Eleição do Representante dos Alunos no Conselho Geral

  • 18.09.2020 - Horários Turmas 2020.2021 - atualização

  • Novo Ano Letivo 2021 + Horários

  • Manuais adotados AEOS 2020/21 e Plataforma MEGA (Manuais Escolares GrAtutitos)



Plano de E@D_AEOS

 

 b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_16-17_AEOS_logo_big.pngAtendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional, declarada pela Organização Mundial de Saúde, no dia 30 de janeiro de 2020, bem como à classificação do vírus como uma pandemia, no dia 11 de março de 2020, o Governo, através do Decreto -Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, aprovou um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica da doença COVID -19, entre as quais a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais. Após a declaração do estado de emergência pelo Presidente da República, no Decreto n.º 14-A/2020, de 18 de março, e confirmação desta medida de exceção do DL n.º 17-A/2020, de 2 de abril, foi ainda publicado, no dia 13 de abril, o DL n.º 14-G/2020, no qual o Governo decide aprovar um conjunto de medidas no âmbito da educação destinadas a estabelecer um regime excecional e temporário, relativo à realização e avaliação das aprendizagens, ao calendário escolar e de provas e exames dos ensinos básico e secundário, às matrículas, à inscrição para os exames finais nacionais e ao pessoal docente e não docente, de modo a assegurar a continuidade do ano letivo de 2019/2020, de uma forma justa, equitativa e de forma mais normalizada possível. Nos pontos 1. e 2. do artigo 2.º, é referida a necessidade de “definir e implementar um plano de ensino à distância, com as metodologias adequadas aos recursos disponíveis e critérios de avaliação, que têm em conta os contextos em que os alunos se encontram.”.

O projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul tem como missão Equidade e Qualidade da Educação para Todos. Logo, devemos assumir todas as possibilidades e concretizações para o tornar viável perante o contexto caraterizado por confinamento domiciliário e pelo modelo de ensino à distância. Enquanto escola temos vindo a organizar-nos para a mudança e a inovação, de forma a prestar o melhor serviço educativo a todos.

Este documento surge como resposta a esta necessidade de garantir a todos os alunos do AEOS o seu processo de desenvolvimento pessoal e académico.

O plano de ensino à distância (E@D) define a estratégia e os meios mais adequados para esta nova realidade de acordo com as especificidades da comunidade educativa do AEOS. Devemos ainda referir que se trata de um documento em permanente construção, na procura das melhores soluções e respostas, sejam elas tecnológicas ou ao nível das competências digitais.

Este plano compreende os seguintes capítulos:

(a)    Definição das estratégias de gestão e liderança;
(b)    Estratégia e circuito de comunicação;
(c)     Modelo de ensino à distância;
(d)    Plano de monitorização e avaliação.

Em conclusão, o plano de E@D ambiciona permitir que todos os alunos do Agrupamento continuem os seus processos de desenvolvimento em sintonia com os princípios e os objetivos descritos no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e nos conteúdos/competências expressas nas Aprendizagens Essenciais. Este plano inclui ainda orientações claras para promover a inclusão dos alunos que necessitam de medidas universais, seletivas e adicionais já adotadas.

Para consulta do documento, clique aqui.

Ovar, 17 de abril 2020, 

O Diretor

Share