Partilha de livros em tempos de isolamento social: "Vazio", de Anna Llenas

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_19-20_3P_vacio.jpg13 de março de 2020. O inimaginável acontece. As atividades com alunos nas escolas são suspensas. Num curto espaço de tempo, alunos professores e famílias adaptam-se a uma nova realidade. Os desafios são muitos. Uns veem obstáculos, outros oportunidades para explorar outras formas de ser, estar e aprender. Todos se reinventam.

O isolamento social obriga cada um a conviver consigo mesmo e a gerir o convívio com os outros. As emoções estão à flor da pele. E nas redes sociais - a par da torrente de informação assustadora em torno da doença - a atividade física, as artes e as letras ganham uma projeção nunca antes vista. Queremos cuidar do corpo e da mente. Queremos iluminar os dias com outras cores, encontrar caminhos alternativos que nos devolvam a humanidade que o quotidiano antes disto tudo tendia a abafar.

Para mitigar as saudades das leituras partilhadas com os alunos em sala de aula ou na biblioteca e recriar o ambiente envolvente que estes momentos proporcionam, surgiu a ideia de publicar online pequenos textos a propósito de efemérides ou temas abordados na escola.

Este é um exemplo que surgiu da necessidade de traduzir um livro escrito em espanhol, para o explorar no âmbito da disciplina de Educação Socioemocional que o AEOS oferece aos seus alunos há largos anos. Trata-se do livro "Vazio", de Anna Llenas, autora do best-seller "O monstro das cores" e do "Diário de emoções", entre outras obras muito interessantes.

Espero que estes pequenos vídeos estimulem a vontade de ler... e de partilhar leituras virtual ou presencialmente. Não imaginam como é compensador!

Consulte aqui o vídeo.

Professora Luísa Seixas

Share