1.º Reporte - Ano letivo 2021/2022

Informa-se a comunidade educativa que já se encontram disponíveis as sínteses relativas ao 1.º Repor...

Projeto + Contigo - Alteração de data

Devido ao número reduzido de inscrições e por considerarmos ser um tema de extrema importância para ...

Comunicação à comunidade escolar - Semestralidade do calendário escolar

Na sequência da entrada em vigor da Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 07 de julho, ...

Manuais adotados AEOS 2021/22 e Plataforma MEGA (Manuais Escolares GrAtutitos)

Em anexo publica-se a lista de manuais adotados pelo Agrupamento de Escolas de Ovar Sul para o ano l...

  • 1.º Reporte - Ano letivo 2021/2022

  • Projeto + Contigo - Alteração de data

  • Comunicação à comunidade escolar - Semestralidade do calendário escolar

  • Manuais adotados AEOS 2021/22 e Plataforma MEGA (Manuais Escolares GrAtutitos)



Avaliação Externa das Escolas (IGEC) - AE Ovar Sul

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_20-21_1P_igec_aee.pngVimos por este meio comunicar a toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul os resultados obtidos no Relatório de Avaliação Externa realizada pela IGEC (Inspeção Geral da Educação e Ciência).

No âmbito deste processo de validação da qualidade das escolas a nível nacional, os resultados que obtivemos muito nos orgulham constituindo mais uma motivação para uma cultura de excelência e de melhoria. Estes resultados só foram possíveis graças ao profissionalismo e competência de todos os atores educativos presentes na Escola – assistentes operacionais e técnicos, alunos e professores.

Gostaríamos ainda de reconhecer o papel fundamental dos Pais e Encarregados de Educação e da excelência das parcerias estabelecidas com as instituições da comunidade de Ovar.

Os resultados obtidos agora são produto do esforço colectivo e do trabalho de muitos na concretização, no dia-a-dia, da missão do AE de Ovar Sul – Qualidade e Equidade da Educação para Todos.

Conscientes ainda que existem muitos passos a dar nesta caminhada, tentaremos trabalhar todos para o desenvolvimento das áreas de melhoria.

Em conclusão, destacamos os resultados por domínio e as áreas de melhoria:

Autoavaliação BOM
Liderança e gestão MUITO BOM
Prestação do serviço educativo MUITO BOM
Resultados MUITO BOM

1.PONTOS FORTES

Autoavaliação:

- Procedimentos consolidados de autoavaliação, sistematizada, nos domínios avaliados, em pontos fortes, pontos fracos e medidas adotadas e a adotar.

- Contributo para a elaboração de caminhos de melhoria, com impacto no desenvolvimento curricular e nos processos de ensino e aprendizagem.

Liderança e gestão:

- Coerência entre os documentos estruturantes do Agrupamento, orientados para o desenvolvimento das áreas de competências consideradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e da educação inclusiva.

- Dinâmica do diretor e sua equipa na mobilização e valorização dos recursos internos e captação e envolvimento de instituições e agentes da comunidade, com impacto na melhoria dos serviços prestados.

- Desenvolvimento de projetos, numa perspetiva inovadora, que promovem a qualidade das aprendizagens.

Prestação do serviço educativo:

- Oferta educativa diversificada, com integração de atividades culturais, científicas, artísticas e desportivas, adequada aos interesses dos alunos e às necessidades da comunidade local.

- Empenho dos profissionais, em articulação com estruturas da comunidade, em assegurar o desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos.

- Trabalho colaborativo sistemático entre docentes na planificação e acompanhamento das práticas educativa e letiva, relevante na promoção do sucesso escolar.

Resultados:

- Resultados académicos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, que nos últimos anos mostram um desempenho positivo quando confrontados com as médias nacionais.

- Evolução positiva nos comportamentos, em resultado de uma política comprometida na definição de regras e normas de conduta e aplicação de sanções nos casos que o justificam.

 

2. ÁREAS DE MELHORIA

Autoavaliação:

- Priorização das áreas a avaliar e produção de relatórios anuais objetivos e de mais fácil apreensão pelos membros da comunidade educativa.

Liderança e gestão:

- Aprofundamento do sentido de pertença ao Agrupamento, pela comunidade educativa, em detrimento de olhares individualizados sobre cada uma das escolas que o constituem.

- Reforço do acompanhamento do trabalho prestado pelos assistentes operacionais, complemento por um maior investimento na sua actualização profissional.

Prestação do serviço educativo:

- Consolidação dos processos em curso no âmbito da gestão curricular, precursores de novas e melhores estratégias de ensino e aprendizagem.

- Incremento da articulação curricular vertical ao nível da planificação e desenvolvimento curricular, tendo por objetivo assegurar a sequencialidade das aprendizagens entre ciclos e níveis de educação e ensino.

Resultados:

- Estabelecimento de medidas que permitam aumentar a eficácia da acção educativa e a melhoria sustentada dos resultados escolares, designadamente junto de alunos pertencentes a grupos culturalmente diferenciados, a partir do 3.º ciclo, e oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos, no ensino

Pode aceder ao relatório aqui.

Share