Dia Internacional do Cancro na Infância

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_20-21_2P_Dia_int_cancro_infantil.pngAssinalou-se, no dia 15 de fevereiro, o Dia Internacional do Cancro na Infância, ou Dia Internacional da Criança Com Cancro, e apesar do confinamento, o AEOS, mais uma vez, disse presente, assinalando a data durante 15 dias, nas aulas de E@D, com a passagem do filme a Surpresa de Paulo Patrício, uma curta-metragem de animação experimental/documental, baseada numa conversa real entre uma mãe e a filha de 3 anos, que recupera de um cancro. Enquanto a filha desenha memórias do tratamento, a conversa passa entre sombras e luz, seguindo o fio inquieto dos afetos, da doença, do amor entre a mãe e a filha, da vida.

Foi também passado o videoclip da música da iniciativa, que juntou algumas das vozes inconfundíveis da música portuguesa, chamada Tempo de Acreditar, hino de combate ao cancro infantil, do projeto Lucas do Lions Clubes Portugal. O hino, segundo a instituição, “realça a importância da sensibilização e envolvimento da comunidade no combate ao cancro infantil, aliando-se uma mensagem de esperança para crianças, respetivas famílias e sociedade em geral. (…) é tempo de acreditar e dar voz às causas nobres." Fim de citação.

Recorde-se que todos os anos surgem cerca de 400 novos casos e que, muitos destes casos, são “nossos” alunos e estão nas “nossas” escolas e nas “nossas” famílias.

Agradeço desde já ao agrupamento, na pessoa do senhor diretor Nuno Gomes, que adquiriu os direitos de exibição do filme ao Curtas de Vila do Conde e, ao sr. Miguel Dias, representante da entidade em questão, que tão prontamente colaborou connosco nesta iniciativa, mesmo sendo em cima da hora.

Juntos somos mais fortes e é preciso falar abertamente destas questões, desde muito cedo.

Bem Hajam.

Animação: Daniela Duarte, Carina Beringuilho, Joana Amorim, Ana Sofia Gueifão, Inês Almendra

A coordenadora da equipa PES

Anabela Ribeiro

Share