O Clube de Ciências da ESJD ganha primeiro prémio, na modalidade Puesta en Escena, no concurso internacional de ciência "Ciencia en Acción XXII", opção Presencial

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_19-20_ciencia-en-accion.pngCiencia en Acción é um concurso destinado a professores do ensino básico e secundário e universitários, a estudantes, investigadores, divulgadores científicos dos meios de comunicação ou pertencentes a organizações e museus relacionados com a ciência, bem como a todos os interessados no ensino e divulgação científica em qualquer país de língua espanhola ou portuguesa.

Encontrar ideias inovadoras que tornem a ciência mais atraente para os cidadãos; enfatizar o caráter internacional da ciência; produzir materiais pedagógicos úteis e de qualidade (textos, imagens, vídeos, etc.) que ajudem a complementar os conteúdos curriculares dos diferentes níveis de ensino; promover ativamente o interesse pela ciência em educadores, a fim de atingir os alunos em sala de aula, são algumas das finalidades deste certame de ciência.

Este ano, contrariando a tendência de edições anteriores, em que foram presentes a concurso projetos científicos, os alunos do Clube de Ciências optaram por concorrer na modalidade de teatro, ideia que surgiu após a realização da Mega Feira da Ciência, onde encenaram os “Feirantes da Ciência”, numa demonstração experimental “de sala em sala”, para alunos do 7.º e 8.º anos. O ponto de partida estava lançado! Puseram “mãos à obra” … era necessário melhorar o texto, gravar a peça, fazer o vídeo, legendá-lo em espanhol e inglês e depois… submeter a concurso! Uma azáfama… O trabalho desenvolvido, coordenado pela professora Júlia Pereira em parceria com o C3 (Clube de Comunicação e Criatividade) , resultou na “Feira dos Sonhos”, uma encenação teatral fortemente marcada pela criatividade, pela imaginação, pelo humor e, sobretudo, pela ciência. 

Apresentado a concurso na 21.ª edição do Concurso Ciência en Acción, na modalidade  Puesta en Escena, opção presencial,  obteve o primeiro lugar    “Por la buena actuación de los actores y actrices, por la acertada dirección de escena, por la exhibición de atractivos experimentos y por la excelente realización cinematográfica, se concede Primer premio “Feria de Sueños” de Mariana Fula, Catarina Fonseca, Iris Moreira y Oriana Martins del Clube das Ciências ESJD de Portugal.

O projeto vencedor foi convidado a participar no Certame Final Presencial que se realizará de  1 a 3 de outubro de 2021, no Centro Cultural Medina Elvira de Atarfe (Granada), se as condições sanitárias do país o permitirem.

Contribuíram para este sucesso, na qualidade de narradoras, as alunas: Matilde Alves, do 9.ºA; e Lara Silva, Sofia Gama, Diana Cacheira e Carolina Miranda, do 10.º CTA.

Por último, um profundo agradecimento ao professor Bruno Marques da Silva e ao C3, pelo excelente trabalho cinematográfico, à professora Isabel Capela, pela legendagem em espanhol, e aos pais da Mariana Fula que se ocuparam da legendagem em Inglês.

Parabéns às Jovens Cientistas do Clube de Ciências da ESJD que, motivadas pela vontade de construir e colaborar, estiveram sempre presentes, de forma ativa, responsável e empenhada, nas inúmeras atividades desenvolvidas ao longo destes anos, dando sempre um contributo bastante positivo, para além de terem promovido a imagem da escola junto da comunidade e além-fronteiras.

Veja aqui o vídeo, nas versões PT, ESP e ING.

 

Prof.ª Júlia Pereira

Coordenadora do Clube de Ciências da ESJD

Share