Projeto Rios: Visita à ribeira do Seixo – Válega

No âmbito do Projeto Rios, no dia 22 de junho de 2021, a turma do 5.º A, na aula de Ciências Naturais, e a turma do 8.ºE, nas aulas de Ciências Naturais e Físico-Química, foram avaliar um troço da ribeira do Seixo, no lugar de Porto Laboso, em Válega.

Com a ajuda do Dr. Pedro Seixas, monitor do Projeto Rios, os alunos foram guiados a perceber algumas das caraterísticas dos rios, a observar a biodiversidade presente e a avaliar, de forma geral, a qualidade do rio, usando vários parâmetros físico-químicos e biológicos. Neste ecossistema aquático, foi possível ver um cardume de Ruivacos, um bando de Andorinhas-dos-beirais, exemplares de Carvalho-alvarinho, entre muitas outras espécies de animais e plantas. Ao nível dos macroinvertebrados, os alunos viram larvas de mosquito, larvas de libélula e de libelinha, alfaiates, girinos, entre outros. Os alunos observaram também a presença de alguns seres vivos exóticos, como a Bananeira, o Salgueiro-chorão e a Erva-da-fortuna.
Posteriormente, viram um moinho, um lavadouro e uma fonte, elementos que constituem o património histórico desta freguesia.

Já no fim da visita, foram surpreendidos pela avó da aluna Miriam, do 5.º ano, que os presenteou com um magnífico lanche constituído por rissóis acabadinhos de fazer.

Durante todo o percurso, tiveram a companhia da Escola Segura, que zelou pela segurança de todos.

Obrigada, Cabo-Chefe Pedro Santos e Guarda Susana, pelo excelente trabalho que prestaram.

Obrigada também para o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Válega, Sr. Jaime, que muito gentilmente contribuiu para este projeto, disponibilizando-se para mostrar à coordenadora todos os percursos e recantos da freguesia, assim como para contar as histórias associadas aos locais por onde passámos. Uma das suas grandes preocupações é sensibilizar as pessoas da sua freguesia para a necessidade de acabar com as lixeiras ilegais, por isso, reforço as suas palavras alertando as pessoas para que, quando tiverem entulho, eletrodomésticos, colchões, etc., contactem a Ecolinha da Câmara Municipal de Ovar, através do número 800 204 679. Todos os resíduos especiais – monstros ou monos domésticos – serão recolhidos em sua casa. Este serviço é gratuito.

Foi uma manhã de convívio muito agradável, onde foi possível aprender, monitorizar e sensibilizar para a importância da conservação destas zonas ribeirinhas.

Obrigada a todos os que participaram dando o seu contribuído para que este projeto fosse uma realidade.

Veja aqui as fotos.

A Coordenadora do Projeto Rios da Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira,
Teresa Sanches

Share