Amigos da Natureza

Ao longo dos 2.º e do 3.º períodos, a turma do 5.º A, da Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira, propôs a realização de um trabalho, contando com as disciplinas de EV, ET, EM e Artes e Letras e com os professores João Católico e Raquel Gomes. Este trabalho desenvolveu a criação e a destruição do ambiente, pelo Homem.

 

No início do 2.º período, os alunos começaram com os desenhos que eram sobre o «antes e depois», dando a continuidade ao projeto, no fim do 3.º período. Enquanto isso, em Artes e Letras, foi selecionada a música que iria representar a criação e a escolhida foi a música «Big big world», de Emilia Rydberg.

Entretanto, instalou-se a pandemia, mas os alunos não pararam de trabalhar na música. Enquanto se trabalhava na música, na disciplina de EM, em EV e em ET trabalhavam-se as animações relacionadas com a música.

Acabando a quarentena, em Artes e Letras e EM, começou-se a ensaiar a música «Big big world», com xilofones, metalofones, jogos de sinos, uma guitarra e um violino, até à gravação.

De seguida, os professores pediram aos alunos que trouxessem músicas com os ritmos certos para representar a destruição. A escolhida foi a música «Believer», dos Imagine Dragons, e começamos a treinar os ritmos, com material reciclado, até ao dia da gravação.

Depois, fizemos uma breve pausa no projeto, quase até ao fim do ano letivo. Quando acabámos os desenhos que tínhamos começado em EV e ET, o professor João Católico digitalizou os desenhos e fez o vídeo que poderá ser visto aqui.

Share