Teatro de sombras "O Lago dos Cisnes" - Artes e Letras 6.ºA

Os alunos da Turma A do 6.º ano, desenvolveram, na disciplina de Artes e Letras, ao longo do ano letivo, o projeto que escolheram, a partir do visionamento do filme de comemoração do Dia Mundial da Música (1 de outubro), “Billy Elliot”.

 

Inspirando-se na cena final onde o bailarino dança uma das partes mais emocionantes do bailado “Lago dos Cisnes”, com música de Tchaikovsky e libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer, os alunos definiram que queriam arriscar contar a história deste bailado através de um Teatro de Sombras.

Inicialmente, foram realizados trabalhos de pesquisa sobre o compositor, o bailado (coreógrafos e libreto/ história), entres outros subtemas.

Depois disto, as atenções focaram-se na realização do Teatro de Sombras (construção das figuras, efeitos e reprodução das sombras na tela, cenários, etc.).

Este trabalho é o resultado da articulação de saberes tanto da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, como de Educação Musical.

O projeto final foi concretizado, culminando na filmagem do Teatro de Sombras executado pelos alunos da turma: “O Lago dos Cisnes”.

Veja aqui o vídeo.

Share