Concurso Literário e de Ilustração "Júlio Dinis em Ovar" - Exposição de trabalhos

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_21-22_1P_FLO_ABERTURA_EXPOSIO.jpgAbre a 4 de setembro de 2021, pelas 16 horas, no Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, a exposição dos trabalhos do Concurso “Júlio Dinis em Ovar”.

Nesta exposição, que estará patente ao público até ao final do ano, são apresentados todos os trabalhos de escrita e de ilustração, ainda que nem todos tenham sido premiados.

Foram atribuídos pelo júri de ilustração (composto por Emerenciano, artista plástico e membro da Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas CRL; Jorge Marques, artista e professor auxiliar do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; e José Saro, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares): 3 prémios (1.º, 2.º e 3.º) e 3 menções honrosas, no escalão B - 1.º Ciclo; 3 prémios (1.º, 2.º e 3.º) e 2 menções honrosas, no escalão C - 2.º Ciclo; 3 prémios (1.º, 2.º e 3.º) e 9 menções honrosas, no escalão D - 3.º Ciclo; 1 menção honrosa, no escalão E - Ensino Secundário; e 3 prémios (1.º, 2.º e 3.º), no escalão F - Adultos.

Por sua vez, o júri da escrita (constituído por Ana Paula Arnaut, Professora Catedrática do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; António Andrade, Professor Auxiliar no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro; Maria Manuela Pargana Silva, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares) atribuiu os seguintes prémios: 1.º e 2.º, no escalão B - 1.º Ciclo; 1.º e 2.º, no escalão D - 3.º Ciclo; 1.º, no escalão E - Ensino Secundário; 1.º, 2.º e 3.º e uma menção honrosa, no escalão F - Adultos.

Todos os candidatos premiados, incluindo os que receberam menções honrosas, foram contactados por email, pela professora bibliotecária do AEOS.

A revelação da ordem dos prémios e a sua entrega decorrerá no dia 12 de setembro, às 9h45, imediatamente a seguir à inauguração da Biblioteca Escolar Júlio Dinis.

Os prémios são da responsabilidade da Câmara Municipal de Ovar, estando prevista a atribuição de 100 euros apenas aos primeiros classificados nos escalões B, C e D, e de 250 euros nos escalões E e F, em ambas as modalidades. Os restantes receberão prémios simbólicos.

Mas porque, mais do que ganhar, o que importa mesmo é participar, parabéns a todos os candidatos que, a partir da leitura de Júlio Dinis, recriaram, através da escrita e da ilustração, a obra dinisiana, provando que ler é um prazer acessível a todos.

Todos estes eventos estão inseridos na programação do Festival Literário de Ovar (FLO) que este ano integra atividades evocativas dos 150 anos do falecimento de Júlio Dinis.

Consulte a programação geral do FLO: https://cultura.cm-ovar.pt/pt/menu/737/festivais-literarios.aspx

Maria João Pinto Cartaxo
Professora Bibliotecária do
Agrupamento de Escolas de Ovar Sul

Share