Trilho Matemático

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_21-22_1P_MicrosoftTeams-image_11.jpgPara o primeiro dia de aulas do 11.º ano, as professoras de Matemática, Cristina Rodrigues e Patrícia Marques, sugeriram a realização de uma atividade designada por Trilho Matemático, pela cidade de Ovar, local onde vivem ou estudam os seus alunos.

Um trilho matemático consiste num percurso com várias paragens, ao longo do qual os alunos se relacionam com a matemática que os rodeia. Nas várias paragens do percurso, os alunos identificam elementos matemáticos, resolvem tarefas baseadas nesses elementos, estabelecem conexões entre a matemática escolar e outros aspetos da vida quotidiana. Um trilho matemático proporciona aos alunos experiências de aprendizagem acerca dos conceitos da matemática escolar, estimulando-os, simultaneamente, a usar e a aplicar, em contexto real, o que aprendem na sala de aula e a valorizarem a matemática como um aspeto integrante da vida.

 

A atividade consistiu num safari fotográfico pelas ruas de Ovar, homenageando o azulejo, isto é, aquilo que dá o nome a Ovar – Cidade Museu Vivo do Azulejo.

Pretendeu-se que esta atividade servisse de ponto de partida para um trabalho mais aprofundado no Centro Experimental de Matemática, ao longo do ano letivo, cujo objetivo é analisar, do ponto de vista das simetrias, os painéis de azulejos de algumas casas de Ovar.

A atividade contemplou também a determinação da altura da Capela de Santo António, recorrendo à Trigonometria do triângulo retângulo.

Por fim, os alunos procederam à recolha de elementos no Jardim dos Campos para a realização de uma atividade em sala de aula, envolvendo modelação Matemática com recurso à Calculadora Gráfica.

Este roteiro cultural pela cidade contou com a colaboração de técnicos especializados da Divisão da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Ovar.

Os alunos demonstraram interesse, empenho e entusiasmo, durante a sua realização, e o balanço foi bastante positivo, realçando a utilidade da Matemática em tudo o que nos rodeia.

Agradecemos às técnicas Tânia Guimarães, Jacinta Cunha e Ana Ruano, bem como às colegas Marta Oliveira, Elsa Oliveira, Inês Oliveira e Júlia Pereira pela colaboração na preparação e realização da atividade.

Cristina Rodrigues e Patrícia Marques

Veja aqui a galeria fotográfica.

Share