Oficinas de Ilustração com Pedro Podre

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_21-22_1P_IMG_0200.jpgNo âmbito do lançamento da nova edição de "O Canto da Sereia", de Júlio Dinis, com ilustrações de Pedro Podre, os alunos do AE Ovar Sul foram convidados a participar em duas oficinas de ilustração, com o artista plástico, que decorreram na Biblioteca Municipal de Ovar, nos dias 18 e 25 de outubro.

Estiveram envolvidas duas turmas do 6.º ano, o 6.º C, da EB Monsenhor Miguel de Oliveira, e o 6.º E, da EB de São Vicente de Pereira, que foram acompanhadas, respetivamente, pelos docentes João Católico e Bruno Marques da Silva, Sofia Ferreira e Mónica Bonifácio.
O transporte dos alunos e dos professores acompanhantes foi assegurado pela Câmara Municipal de Ovar, estando a organização a cargo da Biblioteca Municipal e do Museu Júlio Dinis.

Aqui ficam os relatos dos intervenientes:

Numa visita de estudo realizada no dia 18 de outubro, nós, os alunos do 6.º C, acompanhados pelos professores João Católico e Bruno Marques, tivemos a oportunidade de conhecer o ilustrador Pedro Podre.

Com esta visita, conhecemos novas técnicas de ilustração e tivemos a possibilidade de aplicar uma delas, num trabalho individual.

Na nossa opinião, a visita foi gratificante e ficamos à espera de novas experiências.

A turma do 6.º C

No dia 25 de outubro, aproveitando um dia lindo de sol, o 6.ºE deslocou-se à Biblioteca Municipal de Ovar para participar numa oficina de ilustração com a orientação de Pedro Podre.

À chegada, encontrámos um espaço muito acolhedor, onde estavam expostos os trabalhos realizados pelo Pedro e mesas com vários tipos de material de desenho e pintura. Ficámos curiosos…!

A professora Maria João Cartaxo deu-nos as boas-vindas e apresentou-nos ao Pedro. Este começou por nos mostrar vários dos seus trabalhos. Ele desenha muito bem e é muito criativo!

De seguida, o Pedro propôs-nos uma atividade muito engraçada. Escolhemos um objeto e demos-lhe “vida”, desenhando olhos, boca, …e saíram da nossa imaginação peras divertidas, livros espantados e brócolos zangados!

Usando um truque, ensinado pelo Pedro, passámos o desenho para um papel mais resistente e começámos a pintá-lo com tintas acrílicas. Adorámos fazer a mistura de cores e, para nós, esta foi a parte mais divertida e interessante do trabalho.

Terminámos o nosso desenho com alguns contornos feitos com caneta preta. No final, demos uma ajuda na limpeza.

Agradecemos ao Pedro Podre o tempo que passou connosco, a sua simpatia, a sua ajuda e a sua disponibilidade para responder as todas as perguntas que lhe fizemos. Foi espetacular!!

A turma do 6.ºE

Veja a reportagem fotográfica das oficinas aqui.

Share