Projeto LI arranca na Biblioteca Escolar

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_21-22_1P_Making_LI_5.jpg«LI – Letras & Imagens» resulta de uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do projeto Biblioteca Digital, e contempla a criação, por grupos de alunos de duas turmas do 5.º ano, da EB Monsenhor Miguel de Oliveira, de recursos digitais a partir da leitura e exploração de textos de tipologia diversa, preferencialmente curtos, com a orientação de um professor/orientador.

 

Esta iniciativa decorre da constatação de que vivemos numa sociedade marcada pelo digital, pelo que a Escola deverá ser a primeira a adaptar-se, através da implementação e do desenvolvimento de metodologias inovadoras que vão ao encontro das necessidades de aprendizagem dos alunos, articulando-as com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Sendo a Biblioteca Escolar uma estrutura de orientação educativa determinante na comunidade escolar, deverá também ela a encontrar respostas adequadas a essa necessidade de inovação, assumindo um papel central na mudança das práticas pedagógicas, agora tão dominadas pela utilização das tecnologias e que requerem o conhecimento de novas literacias.

E foi o que aconteceu. O projeto LI é inovador e veio para ficar.

Neste momento, está a decorrer a formação dos docentes que irão trabalhar no projeto com os alunos. Para além destes, frequentam esta formação creditada, e orientada pelo professor João Católico, outros docentes e uma assistente operacional, estando a realizar-se as animações dos dois livros escolhidos, com vista à produção de duas curtas-metragens de animação.

Veja as fotografias aqui.

Share