Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - Recordar para não repetir

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_21-22_Recordar_para_No_Repetir_22_9_of_11.jpgA 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O objetivo deste dia é não esquecer um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória: o genocídio em massa de milhões de judeus pelos Nazis.

Lembrar este dia também é educar para a tolerância e para a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.

 

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Ovar Sul assinalaram o acontecimento com sessões de cinema, promovidas pelo Plano Nacional de Cinema, e de leitura, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

Os filmes visionados pelos alunos foram: “A Vida é Bela”, realizado por Roberto Benigni, no 6. º ano; “O Rapaz do Pijama às Riscas”, realizado por Mark Herman, no 7.º ano; 

“Anne Frank Vidas Paralelas”, realizado por Sabina Fedeli e Anna Migotto, no 9.º ano; e “Noite e Nevoeiro”, realizado por Alain Resnais, no 12.ºano

Também foram utilizados dos alguns guiões de exploração de filmes que ajudaram os alunos a refletir sobre as mensagens dos mesmos.

Relativamente aos livros, a professora bibliotecária, em conjunto com a equipa da biblioteca, partilhou leituras de obras e de textos como: “A História de Erika” de Ruth Vander Zee, com ilustrações de Roberto Innocenti; “Fumo” de Antón Fortes, com ilustrações Joanna Concejo; “Diário de Anne Frank”; “De Anne Frank a Hitler (…) Cartas que nunca chegaram ao destino”, de José Jorge Letria; e “Em Breve”, de Morris Gleitzman.

No final das sessões de leitura e de cinema, os alunos foram convidados a exprimir os seus sentimentos num mural construído para o efeito, sob orientação dos docentes de Educação Visual.

A atividade resultou de uma parceria entre o Plano Nacional de Cinema (PNC), o Plano Nacional das Artes (PNA) e o Plano Nacional de Leitura (PNL).

O registo em vídeo da atividade pode ser visto aqui.

Guiões de exploração poderão ser consultados:
 - O rapaz do pijama às riscas;
 - Noite e nevoeiro;

Share