AE Ovar Sul na Roménia

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_21-22_1P_278548692_5435678569784450_2861669760366973358_n.jpgAlunos e professores do AE Ovar Sul viajaram, na semana de 3 a 9 de abril, até Beclean, na Roménia.

A viagem inseriu-se na 4ª mobilidade do projeto Erasmus+ “Eco-Herit@ge Matters”, que tem como escolas parceiras o Agrupamento de Escolas Manuel Gomes de Almeida (Espinho), I.C. "F. P. Polizzano" (Gangi – Itália), Retfala (Osijek – Croácia), 4o Gymnasio Prevezas (Preveza – Grécia) e Colegiul National Petru Rares (Beclean – Roménia).

Durante uma semana, a comitiva portuguesa, constituída por alunos e professores de Ovar e Espinho, pôde desfrutar de uma diversidade de atividades e desafios que permitiram conhecer Beclean e a cultura, tradições e gastronomia romenas, assim como a escola anfitriã – Colegiul National Petru Rares, que recebeu, de forma extremamente acolhedora, as escolas parceiras.

A visita incluiu ainda lugares como o fabuloso Parque Nacional e Reserva da Biosfera das Montanhas de Rodna, em que muitos alunos assistiram, pela primeira vez, à queda de neve, e onde não poderiam faltar as tradicionais «lutas de neve», o Museu de Arte de Singeorz-Bai, a belíssima e colorida Casa de Trajes Virginia Linul, em Salva, a Mina de Sal de Praid, a famosa estância de férias Baile Figa, a quinta de cavalos HorseStud, onde a comitiva portuguesa se destacou pelos seus dotes hípicos, e a bela cidade de Cluj.

Foram dias muito intensos, em que o convívio e a amizade imperaram.

A alegria nos rostos dos nossos alunos traduz a intensidade das experiências vividas e sentidas.

A próxima mobilidade será em Portugal e está prevista para meados de maio.

Veja aqui as fotos desta mobilidade.

Share