Olimpíadas Portuguesas da Biologia – categoria sénior

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_21-22_1P_OPB.jpgO aluno Pedro Bezerra da Cruz Vicente, do 12.º CTC, participou na grande final das Olimpíadas Portuguesas da Biologia (OPB), evento proporcionado pela Ordem dos Biólogos, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

 

Esta 3ª eliminatória decorreu entre os dias 22 e 24 de abril, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB). Participaram nesta fase das olimpíadas cerca de 46 alunos, de diversas escolas, de norte a sul do país. Os alunos, para além de terem realizado provas de bioquímica, bioinformática, Zoologia e Biossistemática, usufruíram de visitas guiadas e momentos de convívio.

Um dos aspetos que mais impressionou toda a equipa organizadora foi a participação ativa, e a partilha de interesses e conhecimentos que os alunos iam fazendo, durante a realização das atividades lúdicas. Partilharam igualmente o que pensavam sobre os mais variados assuntos, construíram-se laços e cimentaram-se novas amizades. “Nunca imaginámos ver cerca de 46 alunos a conversarem sem telemóvel”.

Na hora da partida, todos consideraram que estas olimpíadas lhes tinham aberto horizontes e feito repensar caminhos. Alguns falaram ainda do sentimento de felicidade por terem encontrado pessoas que partilhavam os mesmos interesses e opiniões – deixaram de se sentir isoladas “dentro do seu mundo”.

As OPB não se restringiram aos dias de competição a nível nacional. Previamente, foram realizadas duas eliminatórias, nas quais participaram, igualmente com muito empenho e dedicação, as alunas do 12.º ano, Catarina Isabel Tordo, Cristiana Ferreira, Gabriela Costa, Leonor Malaguerra, e os alunos do 11.º ano, Diogo Veiros, Rita Moreira, Tomás Pereira, Henrique Matos e Diana Cacheira.

Share