AEOS premiado no concurso "Inventar a alimentação do futuro"

b_300_200_16777215_00_images_A76FADC2-4264-4960-83F5-2CC366A4BADE.jpgDecorreu, no passado dia 9 de fevereiro, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, a final do concurso "Inventar a Alimentação do Futuro", dedicado à compreensão das relações entre a produção agrícola e a saúde, a ecologia e a economia.

As duas turmas do Curso Profissional de Restaurante/Bar (11.º TRB e 12.ºTRB) participaram e chegaram à final numa seleção de 200 candidaturas. Os nossos alunos apresentaram dois pratos: o Mini Hambúrguer de Grão e Castanha com Abóbora Caramelizada e chips de cascas, prato esse que conquistou o 1.º Prémio – Receita do Ano. Este trabalho foi desenvolvido pela turma finalista do 12.ºTRB, em particular pelos alunos Ana Pinho, Lara Oliveira, Maria Bernardes e Gonçalo Fernandes, orientados pela formadora Tânia Almeida. Ainda assim, os nossos alunos, não contentes, trouxeram mais um prémio, este para a categoria prato SCI-FI: Cromesquis de Urtigas apresentado pelo 11.ºTRB, através dos alunos Diogo Matos e Rafael Jesus, com a supervisão e orientação da formadora Susana Matias.

O objetivo deste concurso prendia-se com a criação de receitas que fossem viáveis economicamente, sustentáveis e saudáveis. Os produtos escolhidos tiveram por base a produção sazonal, considerando os preços de custo mais baixo, e o incentivo à economia local através do consumo de produtos da zona. Para além destas preocupações, a reutilização da água também foi considerada, sendo que se reutilizou a água de cozer o grão para uma sobremesa, a Pavlova de Aquafaba, e a água de cozer as urtigas, para o caldo de uma sopa.

Estes prémios vieram demostrar as capacidades, o empenho e a dedicação destes alunos, reforçando que estas ofertas formativas possibilitam a abertura de novos caminhos e experiências e facilitam a entrada no mundo de trabalho, assim como a progressão nos estudos.

Veja as fotos aqui.

Prof.ª Tânia Almeida

Share